Conteúdo do curso "Tudo Sobre ... Química Orgânica"

arrow

Módulo 0 - Ligação Covalente

31 aulas. Esse é um módulo de revisão dos conceitos de ligação covalente, que inclui a descrição via Teoria da Ligação de Valência e Teoria dos Orbitais Moleculares.

Módulo #1 - Conceitos Básicos

10 aulas. Neste módulo vemos os conceitos fundamentais para se entender as reações orgânicas, como acidez e basicidade, efeito indutivo, e ressonância.

Módulo #2 - Alcanos e Cicloalcanos

11 aulas. Os alcanos e os cicloalcanos são os compostos orgânicos mais simples, porém, apesar de sua reatividade simples, suas propriedades estruturais são importantíssimas. Esse módulo foca nas várias representações estruturais para os cicloalcanos.

Módulo #3 - Estereoquímica

18 aulas. Sem dúvidas a estereoquímica é uma das áreas de mais desafiadoras para os alunos de química orgânica. Enantiômeros, diasteroisômeros, carbonos quirais, são alguns termos muito comuns nessa área. Esse módulo irá fazer com que esses conceitos fiquem bem claros, além de chamar atenção a sua importância no dia-a-dia.

Módulo #4 - Reações Iônicas

18 aulas. Reações de Substituição Nucleofílica e Reações de Eliminação são as principais reações que se passam por intermediários iônicos. Esse módulo irá focar nos mecanismos envolvidos para esses dois tipos de reações, bem como nos fatores que favorecem cada tipo de reação.

Módulo #5 - Alcenos e Alcinos

29 aulas. Diferentemente dos alcanos, a química dos alcenos e dos alcinos é extremamente rica. Esse módulo focará nas várias propriedades dessas classes de hidrocarbonetos.

Módulo #6 - Reações Radicalares

11 aulas.Os radicais, assim como os carbocátions, são importantes intermediários reacionais. Esse módulo irá abordar as condições que favorecem a formação desses intermediários.

Módulo #7 - Álcoois e Éteres

16 aulas.  Esse módulo irá abordar o primeiro conjunto de funções oxigenadas - os Álcoois e os Éteres. Essas duas classes são isômeros de função, e apesar de apresentarem uma estrutura similar são bem diferentes do ponto de vista químico, como será mostrado neste módulo.

Módulo #8 - Álcoois e Compostos Carbonilados

13 aulas.  Esse módulo irá focar nas reações de redução e oxidação que possibilitam a conversão de álcoois e compostos carbonilados como aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, e vice-versa.

Módulo #9 - Sistemas Insaturados Conjugados

10 aulas.  Esse módulo traz mais uma vez os compostos insaturados como protagonistas, mas dessa vez o foco não está na reatividade, e sim na estabilidade especial dos sistemas conjugados.

Módulo #10 - Compostos Aromáticos

9 aulas.  Neste módulo veremos o que é a aromaticidade, e como identificar os compostos que apresentam essa especial propriedade.

Módulo 11 - Reações de Compostos Aromáticos

18 aulas (em andamento).  Este módulo foca nas principais reações contendo compostos aromáticos, a reação de Substituição Eletrofílica Aromática, e a Substituição Nucleofílica Aromática.

São mais de 190 aulas!

Quer mais informações? Entre em contato

/UniversidadedaQuimica

universidadedaquimica@gmail.com