Moléculas Poderosas #10 Metilisotiazolnona

Tempo de leitura: 1 minuto

A molécula de hoje tem um nome bem estranho, e uma estrutura bem peculiar. A metilisotiazolinona faz parte da família das isotiazolinonas, que são estruturas cíclicas, onde o anel de cinco membros é formado por três átomos de carbono, um átomo de nitrogênio, um átomo de enxofre, além de possuir uma carbonila externa, como pode ser visto na estrutura abaixo.

metilsio

A metilisotiazolinona, bem como suas “parentes”, são biocidas, e estão muito presentes em conservantes de alimentos, produtos de higiene pessoal, e em processos industriais como fabricação de tintas e papel, metalurgia, mineração, etc.

Apesar da versatilidade da metilisotiazolinona, há um grande problema nisso … essa molécula é uma citotoxina muito forte, e obviamente não faz muita distinção entre as células humanas saudáveis e as de micro-organismos patogênicos. É especialmente perigosa quando faz parte da composição de loções que são aplicadas sobre a pele, onde o contato é prolongado.

Nesse caso temos um exemplo de uma molécula “poderosa demais”, e por esse motivo, a União Europeia determinou que em 2017 o uso da metilisotiazolinona está banido de conservantes e loções para a pele.

E ai, gostaram? Viram quanta coisa interessante tem por trás dessa “simples” molécula?

Esse texto é uma adaptação da série Molecule of the Week, da American Chemical Society

Curso Universidade da Química - Química Geral

Que tal ter acesso a aulas de qualidade, voltadas para a Graduação em Química, pagando pouco mais de R$ 1,00 por dia? Com a mesma qualidade e aprofundamento do Universidade da Química! Alunos de graduação, candidatos à seleção de mestrado/doutorado, candidatos à concursos ... melhore suas notas, seu rendimento acadêmico e garanta sua vaga em um concurso público! 

Saiba Mais!