Moléculas Poderosas #2 Ácido Obeticólico (Obeticholic Acid)

O Ácido Obeticólico, ainda não é um fármaco, mas ao que tudo indica, em breve será (Não sei se o nome em português seria exatamente esse … o original é Obeticholic Acid .. por via das dúvidas vamos nos referir a ele como OCA). Essa molécula é na verdade um ácido biliar, semissintético, análogo ao ácido natural quenodesoxicólico (CDCA). Podemos ver a estrutura desse ácido abaixo, e perceber a estrutura básica dos esteroides (com os quatro anéis destacados em verde), e sua rica estereoquímica.

noname01

Bom … por que essa molécula é importante? Vamos lá …

Algumas pessoas desenvolvem uma doença no fígado conhecida como esteatose hepática não-alcóolica – que vamos chamá-la de NASH. Para quem não conhece esse termo, é uma forma avançada da, hoje bem comum, “gordura no fígado”. Essa doença não tem tratamento, e ao longo dos anos pode levar à falência hepática. Mas … enquanto dormimos, tem muita gente estudando, e parece que podemos ter um tratamento para a NASH. Ao que parece, a chave para isso está relacionada à atividade do Receptor Farnesoide X (FXR). O FXR, quando ativado, pode provocar um conjunto de reações capazes de combater a NASH. Para ativar as funções no FXR precisamos de algumas moléculas especiais que se ligam a ele. O CDCA é o melhor ligante natural conhecido, mas a empresa Intercept Phamaceuticals, “aposta suas fichas” que o OCA possa funcionar para ativar o FXR.

Os testes preliminares, além de dar esperanças à Intercept, mostram que o OCA provoca dois efeitos colaterais. Um deles é o estímulo a produção do HDL, o famoso colesterol bom (ainda bem que é o bom!). O segundo efeito é a coceira (e quem já teve dengue sabe como isso é muito ruim!). Caso esses sejam os únicos efeitos colaterais, dos males os menores, porque podem ser tratados com outros medicamentos. Entretanto, a concorrência torce para que outras moléculas entrem no mercado no lugar do OCA … vamos esperar para ver (e se possível, apenas ver, nunca experimentar …).

OCA, NASH, FXR, CDCA … quantas siglas … mas tirando isso … gostaram? Então por favor compartilhem, ok?