Moléculas Poderosas #5 Difenilsulfona-dimetil-di-hidroacridina (OLED azul)

A molécula de hoje tem um nome bem grande, como vocês podem ver no título do post (e olha que esse é apenas um apelido para ela … o nome oficial seria 10,10′-(sulfonil-di-4,1-fenileno)bis[9,10-di-hidro-9,9-dimetil-acridina]) … mas para que saber um nome desses, não é mesmo? O importante é saber porque essa é uma molécula “poderosa” … Hoje, a maioria das pessoas já estão acostumadas com os termos LCD e LED, e muito provavelmente a tela a qual você está lendo esse post deve ser feita de um desses dois tipos de materiais. Sabemos também que o LED apresenta várias vantagens em relação ao LCD, como economia, nitidez, etc. O que poucas pessoas conhecem, no entanto, são os OLEDs (o “O” seria de organic, e portanto um OLED é um LED “Orgânico”). Os OLEDs desempenham um papel similar ao dos LED, porém são baseados em compostos orgânicos, e não complexos de lantanídeos, como vários LEDs.

sulfonide

Embora a finalidade dos OLEDs seja a mesma dos LEDs, eles possuem algumas vantagens – são mais leves, mais flexíveis, e mais eficientes. Por exemplo, com os OLEDs é possível fabricar uma tela de celular inquebrável (porque podem ser depositados em plásticos), ou mesmo dobráveis, como já temos no mercado.

O molécula de hoje é um OLED … e não um OLED qualquer, ela emite no azul! Para produzir qualquer cor são necessárias poucas cores (as chamadas cores primárias), e os materiais que emitem na região do azul, de forma bem definida, são os mais difíceis de serem obtidos. Além disto, este OLED é barato, e possui um rendimento quântico (relação entre fótons absorvidos e emitidos no processo de fluorescência, nesse caso) elevado, quando comparado com os demais emissores de luz azul. Essa molécula tem por “pai” o pesquisador Chihaya Adachi, da Universidade de Kyushu, Japão, e tem os nossos parabéns por mostrar um belo exemplo de química aplicada.