Moléculas Poderosas #8 Dodecil-sulfoacetato de sódio

Dodecil-sulfoacetato de sódio … nome estranho … como o de várias outras Moléculas Poderosas … mas em compensação esta é bem conhecida. Esta molécula é usada há mais de 50 anos em vários produtos comuns, como xampus e detergentes. O dodecil-sulfoacetato de sódio é um surfactante, o que significa que ele pode interagir com moléculas apolares, através de sua longa cadeia carbônica, e polares, através de sua “cabeça” aniônica – por isso o seu uso em materiais de limpeza, por servir de “ponte entre a água e a sujeira”.

dodecil

Apenas o seu efeito como surfactante já faria o dodecil-sulfoacetato de sódio ser uma molécula poderosa (neste caso um “sal poderoso”), mas a tradicional medicina chinesa tem mostrado que ele também pode agir como um bactericida.

Existe uma planta chinesa chamada houttuynia, que no acidente é conhecida como cauda de lagarto, planta camaleão, hortelã peixe, etc (eu não a conheço por nenhum desses nomes … e por nenhum outro). Essa planta é usada pela medicina chinesa para o tratamento de pneumonia e síndrome respiratória aguda grave (SARS). O princípio ativo por trás da houttuynia é um aldeído chamado houttuyin (3-oxododecanal, pela IUPAC), porém ele é muito instável. Os chineses então resolveram estudar uma outra substância, como efeitos químicos e farmacológicos semelhantes ao houttuyin, porém com estabilidade suficiente para os testes. Esse “substituto” é “novo houttuyfonato de sódio (SNH)”, que é nada mais nada mesmo que o dodecil-sulfoacetato! Legal, não é? O seu uso é aprovado pela China Food and Drug Administration para o tratamento de pneumonia, bronquite e infecções na pele.

O mecanismo de ação do dodecil-sulfoacetato está relacionado ao seu efeito sobre algumas proteínas da bactéria Streptococcus pneumoniae. Em termos simples, o dodecil-sulfoacetato faz com que algumas proteínas venham a produzir moléculas com oxigênio ativo (peróxidos, por exemplo), que são nocivos à bactéria. Isso significa que ele faz com que as bactérias cometam “suicídio”. Essa, com certeza, é uma aplicação que vem a somar ao poderoso efeito higiênico do dodecil-sulfoacetato de sódio.