Moléculas Poderosas #9 – O Eucaliptol

Vocês conhecem o eucaliptol? Já tiveram a oportunidade de ver uma plantação de eucalipto? E de sentir o aroma que vem dessas árvores quando o vento passa? Então … um dos principais responsáveis por esse aroma agradável é o eucaliptol, que é o principal constituinte do óleo de eucalipto.  Porém, o eucaliptol não é exclusivo do eucalipto, e está presente na artemísia, na árvore chá, e até mesmo na “canabis”. A estrutura dessa molécula é muito interessante, sendo um biciclo com um átomo de oxigênio como membro do anel, como vocês podem ver abaixo (é … não possui a função álcool, como o nome sugere).

ecaliptol

O eucaliptol foi isolado pela primeira vez em 1870, pelo francês François Stanislas Cloez, e desde então, tem estado muito presente em nossos lares, e em nossas mesas. Ele está presente em muitas especiarias, e faz com que o aroma do peru natalino (ou do dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, principalmente), torne-se mais sedutor. Nesse respeito, nossa culinária não dá a devida atenção ao eucaliptol, mas o vemos com certa frequência (inclusive em comerciais de TV) nos produtos de limpeza, e higiene pessoal.

Um outro “poder” do eucaliptol, pouco divulgado, foi descoberto em 1981, por M. Verma e C. E. Meloan. Eles notaram que ele é um excelente repelente contra baratas (acho que as mulheres, em especial, vão gostar muito dessa notícia!).

E ai, gostaram? Viram quanta coisa interessante tem por trás dessa “simples” molécula?