O Autor

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá! Em primeiro lugar é um grande prazer ter sua visita no site Universidade da Química. Eu me chamo Antonio Florencio e desempenho o papel de criador, autor, diretor e redator de todo o material do site. Sou professor de química a mais de 10 anos, e nesse período tive a oportunidade de lecionar química em vários segmentos. Fui tutor do Pré-Vestibular Social do CEDERJ, professor de Química da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC-RJ), professor substituto na Universidade Federal Fluminense (UFF), e atualmente  professor D3.3 do Instituto Federal de Ensino, Pesquisa e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo, para todos esses cargos, aprovado através de concurso público. Além disto, ao longo desses anos também tive a oportunidade me graduar (licenciatura em química), fazer um mestrado, e defender uma tese de doutorado, conseguindo experiência em pesquisa química, tanto teórica quanto experimental, e comprovando os meus resultados através de publicações em revistas científicas internacionais.

Em cada um desses ciclos tive a oportunidade de ajudar muitos alunos a olharem a “terrível química” com outros olhos. E em cada uma dessas esferas pude observar quais eram os prós e os contras de se ensinar química. Mas nunca entendi como uma disciplina tão bela e interessante é capaz de provocar tanto pavor nas pessoas. Sempre  falei que estudar química era um privilégio. A oportunidade de compreender a estrutura mais básica da matéria (de acordo com os nosso modelos atuais); compreender como nosso maravilhoso corpo funciona; olhar mais de perto como a “grande roda” da indústria gira, possibilitando que tenhamos alimento e eletrodomésticos em nossas casas; poder ter a capacidade de previsão de resultados das reações químicas; aprender as cômicas e fantásticas (e algumas trágicas) histórias dos gênios da ciência; enfim, poder olhar o mundo de uma forma diferente, são privilégios dos que estudam o maravilhoso mundo das ciências naturais, e nesse caso específico, da química.

Para tentar mudar um pouco essa cara de mal da química, em 2014 criei o blog Ensinando & Aprendendo, não sei se já o visitaram, e para minha alegria o resultado e o retorno foi muito melhor do que eu imaginava (hoje tenho mais 10000 visitas por mês). Continuo com esse projeto, que é mostrar como a química está presente em nosso dia-a-dia, e como ela está presente em lugares que nunca imaginaríamos. O diferencial do Universidade da Química, no entanto, não é apenas mostrar que onde a química está presente, mas também mostrar “a química”. Faço questão de mostrar moléculas ou reações químicas, para que meus leitores tenham acesso e visualizem um pouco da moderna representação química, e notem que não é um dragão ou bicho de sete cabeças.

Agora convido vocês a conhecerem melhor o Universidade da Química. Se quiserem, nem precisam entrar aqui no site para saber o que tem de novo. Eu envio para vocês por e-mail … basta adicionar o e-mail que vocês mais usam nas caixas de inserção posicionadas no site (tem uma logo abaixo, uma no lado esquerdo, e uma lá no início do post).

Bom … acho que já falei bastante de mim, e caso queiram me conhecer um pouco melhor, podem acessar meu Currículo Lattes na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), clicando nesse link.

Por fim, caso queiram entrar em contato, por qualquer motivo, podem escrever para universidadedaquimica@gmail.com, e eu ficarei muito feliz em respondê-los.

  • Glauber Albuquerque

    Bom dia Antonio Florencio, queria parabeniza-lo pelo seu projeto, ficou perfeito e a ideia é muito boa. Sou graduado em Licenciatura em Química e atuo em escolas de ensino médio.
    Precisei voltar a estudar alguns conteúdos para a prova da seleção de mestrado então encontrei seus vídeos no Youtube e agora seu canal, tudo muito bom e bem dinâmico. Serei um grande divulgar do seu projeto e se puder contribuir sugiro colocar exercícios para o treinamento.
    Parabéns

    • Antonio Florencio

      Oi Glauber, muito obrigado pelo apoio. Fico muito feliz que esteja gostando do projeto. Esse mês teremos algumas novidades … a começa de hoje. Acabei de escrever o primeiro artigo próprio do Universidade da Química, falando sobre ânions sódio. Depois de uma olhada lá. Fique à vontade no Canal, aqui no site, na Fanpage …

  • Priscila de Souza

    Bom dia. Gostaria de saber se tem aula de orgânica 2. So vi uma aula de ataque nucleófilo, queria saber se tem aulas mais aprofundadas sobre esse conteúdo dado em orgânica 2. Por favor se tiver manda o link ou a matéria qué dada só para saber se sera o mesmo conteúdo que terei no próximo semestre